A BOX promove uma nova forma de aprender, aplicar e construir soluções para enfrentar desafios do futuro dos negócios no mundo pós-COVID-19.
É o momento para arriscar, para repensar e redesenhar o modelo de negócio, introduzir mudanças em tecnologia, processos, produto, etc.
A nova geração de futuros clientes e colaboradores pode sem dúvida introduzir uma perspectiva imparcial e experimental sobre os negócios das empresas.
Durante este evento, vamos desafiar estudantes de diferentes backgrounds, com mentoria e facilitação de experts em inovação e empreendedorismo, a procurar e desenhar soluções inovadoras para os novos desafios da actualidade, lançados pelas empresas participantes.
Estarão também envolvidos vários Labs e Hubs do ecossistema Nova SBE, nomeadamente, o Co.Innovation Lab, o Digital Experience Lab, o Entrepreneurship Hub e a SingularityU Portugal, e suas equipas multidisciplinares.
A Nova SBE está assim empenhada em ajudar as empresas a recuperar o tempo perdido e arrancar rapidamente com iniciativas de transformação do seu negócio: alinhadas com a estratégia da empresa, orientadas para o cliente, decisivas, objetivas e acionáveis.
RECOMENDAMOS:
Desafios estratégicos, abertos, relacionados com o negócio e centrados no cliente, que dependam fortemente de conhecimento externo.
Exemplos:
NÃO RECOMENDAMOS:
Desafios altamente dependentes da estrutura interna, como os relacionados com processos e operações, ou outros que dependam significativamente da cultura corporativa interna, modelos operacionais e infraestrutura técnica.
Exemplos:
1) O cliente do pós-COVID-19
A pandemia alterou a predisposição dos clientes para aceitar propostas de valor totalmente remotas. Que implicações é que isso pode ter para a empresa?
2) O cliente de alto valor e baixa interação
Num contexto difícil para investimentos significativos na aquisição de novos clientes, a retenção dos clientes de maior valor no longo prazo mas de baixa lealdade/interação no curto prazo torna-se ainda mais importante. Como podemos pensar na proposta de valor para estes clientes para, se possível, aumentar o nível de interação connosco e reduzir a probabilidade da sua perda?
3) O não-cliente
O comportamento de consumo está em constante mudança, e isso nunca é tão verdade como em momentos de profundas alterações sociais como a pandemia. Conhecer o cliente do futuro exige uma exploração intensa e não-enviesada no presente.
4) O cliente do produto estratégico
Os produtos estratégicos que fazem agora parte do nosso pipeline de desenvolvimento assumirão, no médio prazo, um papel determinante na performance da empresa. Agora é o momento de mitigar o risco de negócio associado a esses produtos, através da sua exposição a factores externos e não-enviesados, que poderão testar os nossos principais pressupostos.
Visualize as diferenças dos tipos de BOX.
catarina.lisboa@novasbe.pt
ricardo.mesquita@novasbe.pt